Falar sobre empreendimentos e economia criativa em si, é falar sobre como as pessoas podem viver melhor, trabalhar no que gostam, com propósito e motivação para vencer os desafios diários do nosso cotidiano, ter um complemento ou a própria renda financeira retirada daquilo que faz e que anteriormente poderia ter sido até o hobbie e que, com o tempo, se tornou profissional.
Não é uma tarefa fácil fazer isso...descobrir seu propósito, fazer a gestão do tempo, conciliar atividade profissional com atividades paralelas, a remuneração nem sempre é suficiente no início, é processual, ou seja, vem com o tempo, com o planejamento, com ações de divulgação e rede, etc. Resumindo não é uma tarefa fácil, mas não é impossível se houver vontade e determinação em fazer acontecer, esses são os dois primeiros passos rumo à realização.
Quero, com os textos aqui apresentados, que você navegue nesse mundo de inspiração para que um dia, no momento e tempo certos, eles te impulsionem a ação, a fazer algo, a ser mudança...a transformar a vida dos outros a começar pela sua.
![]() |
Mulheres artesãs do Cariri cearense - da minha amiga ativista Fernanda Barbosa |
Os empreendimentos criativos são projetos de ações sociais, educacionais, de negócios que podem ou não gerar renda para aqueles que os fazem. Existem caminhos para tudo e eles exigem esforço e determinação, mas são compensadores. Veja o vídeo abaixo sobre um empreendimento social e criativo chamado "Tipiti" - as entrevistei durante uma imersão de empreendedores em São Paulo e fiquei encantada como elas transformam sua cultura em negócio, conheçam:
Gostou do vídeo? Se inspirou com a história dessas jovens, conheça mais sobre elas clicando aqui - uma entrevista bem inspiradora.
Assim, como este post terão muitos outros...falando sobre negócios sociais, projetos sociais, artesanato, enfim, minha rotina e experiência para te ajudarem em algo. Não esqueça:
![]() |
www.socialbrasilis.com.br |
Faça acontecer!
Manú Oliveira