sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Minhas descobertas sobre projetos de vida...

No Social Brasilis (meu empreendimento social) acreditamos que o primeiro passo da jornada empreendedora e do caminho que leva ao empoderamento/inclusão, é a descoberta de seu propósito de vida. O que te move no mundo? O que te faz feliz? Em que acredita, o que faz, o que pensa a respeito do mundo? Quando descobrir isso, você terá encontrado seu propósito e trabalhará todos os dias em direção a ele, ou seja, caminhará pelo caminho que te faz uma pessoa mais plena e realizada.

Possível?

Sim, esse caminho, que é construído após a descoberta de seu propósito de vida, são seus "projetos de vida", seu plano e planejamento estratégico pessoal que te leva a realizar seus sonhos, a busca constante e a força necessária para a superação de seus desafios diários.

Descobri no interior cearense, precisamente na região do Cariri, o Prof. Dr. Tancredo Lobo, que estudou a fundo o tema "Projetos de vida", como isso leva à transformação e a realização de sonhos a partir de dados científicos e histórias de vidas reais. Primeiro, a obra antecedeu o autor...encontrei o livro na biblioteca pessoal de uma amiga à época, fiquei fascinada pela capa, colorida com a ilustração bem lúdica que me chamou a atenção e peguei para ler...eu ainda nem conhecia a temática e foi um amor à primeira vista. Sabe quando você acredita em algo, mas nunca tinha visto algo concreto sobre ou lido algo super organizado do assunto e que responde a todas as suas inquietações, eu senti isso quando li e fui ter uma "little chat" conversinha com o professor em meados de 2015. A partir disso, eu resolvi iniciar a tirar um sonho da cabeça, colocar no papel e depois fazer isso se tornar real...aí resolvi empreender socialmente e criar o Social Brasilis (meu projeto de vida).

Acompanhe a conversa:

Social Brasilis: Professor, o que o motivou a escrever o Livro Sonhos como Projetos de Vida? Qual foi a hipótese inicial?

Prof. Dr. Tancredo Lobo: Fiz doutorado em Educação, na UFC, e desenvolvi pesquisa na Fundação Casa Grande, de Nova Olinda-CE, para compreender como as crianças e adolescentes que participam do projeto constroem suas trajetórias de futuro. Depois, adaptei a tese defendida para o livro, pois fica melhor de divulgar os resultados.

Social Brasilis: Fale um pouco sobre a obra.

Prof. Dr. Tancredo Lobo: O livro tem uma mensagem clara: o futuro é uma construção que já começou. Se nós não fizermos nada, algo acontecerá, e pode ser que não gostemos do resultado. Se nós, conscientemente, planejarmos e trabalharmos duro na construção dos nossos sonhos, a chance de eles darem certo aumenta. Os principais temas são: esperança, utopia, resiliência, educação, formação humana. Foi difícil publicar porque é um tema que as editoras que procurei não se interessaram. Então, criei a minha própria: Editora Boaventura.

Social Brasilis: No livro há um relato sobre a Fundação Casa Grande, o que ela representa para você e para a região do Cariri cearense?

Prof. Dr. Tancredo Lobo: Para mim representa uma “escola” de formação humana, pelo trabalho, pela ética, pela responsabilidade através da cultura. Para a região do Cariri, especialmente Nova Olinda, representa um “oásis” de virtudes no meio do deserto de desesperanças, marginalidade e violência.

Social Brasilis: Existe alguma história que o impressionou durante a escrita e desenvolvimento do livro?

Prof. Dr. Tancredo Lobo: O que mais me impressionou foi a “história” de resistência dos “meninos” da Casa Grande. O costumeiro em suas famílias é sair da roça e ir embora para São Paulo. Uns vão na frente, criam condições de mandar buscar os outros. Os “meninos” querem continuar em Nova Olinda, viver do seu trabalho com arte na região. Acho semelhante à minha luta para publicar o livro. Apresentei os originais em muitas editoras, mas todas disseram, não. Entretanto, eu não desisti. E publiquei como foi possível fazer.

Social Brasilis: Para você qual a importância dos “Projetos de Vida” na vida das pessoas?


Prof. Dr. Tancredo Lobo: A importância do “Projeto” é a criação de sentido para a existência. Creio que sem um projeto de vida, viver não faz sentido.

Social Brasilis: Quem quiser adquirir a obra “Sonhos como Projetos de Vida” onde se pode encontrá-la?

Prof. Dr. Tancredo Lobo: Na livraria Arte e Ciência, na Av. 13 de maio, próximo à Reitoria da UFC - em Fortaleza-CE.

Social Brasilis: Qual seria sua mensagem de inspiração para um jovem, um líder comunitário ou um educador relacionando ao contexto do livro?

Prof. Dr. Tancredo Lobo: Vivemos tempos muito áridos em termos de utopias. A sociedade prega o consumismo e a cultura do descartável. Não podemos nos deixar enganar com essas promessas vãs. É preciso ter esperança e se juntar para, colaborativamente, construirmos sonhos juntos e dignidade. Isso é possível.

Social Brasilis: Uma palavra que considera importante para concluímos e inspiramos.

Prof. Dr. Tancredo Lobo: Diálogo (você fala, eu lhe escuto, amorosamente; eu falo e você me escuta).



Prof. Dr. Tancredo Logo com Manú Oliveira do Social Brasilis
 e sua obra Sonhos como projetos de vida.

No site do Social Brasilis tem uma matéria massa sobre nosso trabalho com Projetos de vida, conheça neste link.


Manú!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...