quinta-feira, 12 de abril de 2018

Negócios sociais e criativos no Ceará

No último dia 29 de março/2018, abri o 1º Café do Ben - na Benévolo Café e Gelato no bairro do Meireles em Fortaleza-CE.



O evento foi organizado pela Trips Connection - um negócio social cearense para o fomento de transformação social e humana em contextos sociais através de intercâmbios junto a gerência do Benévolo Café e Gelato com a intenção de disseminar um debate sobre algum tema sobre inovação para ajudar instituições sociais através da doação de alimentos e afins. Grande exemplo e causa!

Larissa Gurjão - empreendedora da Trips Connection

Coube a mim abrir essa importante iniciativa para falar sobre Negócios Sociais através da minha história de vida no empreendedorismo social.

O momento foi massa, aconchegante, acolhedor e os presentes puderam entender mais sobre esse importante momento das empresas do setor 2,5 (negócios de impacto social/empresas sociais).

"Os negócios sociais buscam impacto sócio ambiental positivo gerado através do próprio core business do empreendimento, ou seja, a atividade principal deve beneficiar diretamente pessoas com faixa de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E, que de acordo com o IBGE, em 2010, correspondem a 168 milhões de pessoas. Portanto, viabilidade econômica e preocupação social e ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios." (Fonte: SEBRAE, 2018).

Esses empreendimentos são classificados também como híbridos ou 2,5, pois possuem parte do seu core empresarial e outra parte voltada para geração de impacto social positivo como uma organização social. Então, temos uma empresa com toda área de sustentabilidade financeira, modelo de negócio e etc, casada com seu propósito social para existir e contribuir para reverter uma problemática social.

Também, debatemos ações do #SocialFuture - campanha institucional 2018 do Social Brasilis - negócio social que desenvolve programas educacionais e corporativos mediados por plataformas virtuais de aprendizagem. A campanha busca despertar ideias de transformação social, sonhos e projetos com intuito de desenvolver pessoas, criar novos empreendimentos sociais e despertar a inovação em diversos setores/instituições da sociedade no Nordeste Brasileiro.


Esse, sem dúvida, foi um importante momento para trazer a tona a importância dos sonhos e da concretização dos mesmos em forma de projetos de vida e empreendimentos sustentáveis e ao mesmo tempo, sociais.

Que venham as próximas atividades #SocialFuture!!!!

Abraços!
Manú Oliveira







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...